quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O ano começa com uma nova sugestão de leitura

Voltámos para a primeira sessão do Clube de Leitura neste ano novo que há pouco iniciou. "Uma agulha no palheiro" de J. D. Salinger  foi o livro que nos reuniu nesta primeira sessão, cuja tradução não dispunhamos de melhor, felizes os que puderam desfrutar deste livro na língua original. Para quem aceitar a sugestão de leitura fica o nosso conselho. Este livro é contado na primeira pessoa, um adolescente confuso, inseguro, incapaz de atender às suas próprias emoções conhece situações e pessoas para as quais não está preparado.
Nesta tradução perde-se a linguagem espontânea, o calão, os palavrões, o humor inconsciente que fizeram deste livro um clássico proibido da literatura americana do pós-guerra.


Continuando nesta "temática", tendo como narrador um jovem personagem, decidimos ler "O menino de Cabul" (The Kite Runner) de Khaled Hosseini.

"... o romance conta uma história de crueldade e de amor... Ambos transformam a vida de Amir, o jovem narrador, que desperta para o mundo adulto durante os últimos dias de paz da monarquia, logo antes da revolução e da invasão do seu país pelas forças russas..."




Khaled Hosseini é afegão,e concilia a sua carreira de médico com a de escritor. É o autor de "O menino de Cabul" (The Kite Runner) e de "Mil sóis resplandecentes" (A Thousand Splendid Suns). Quando Hosseini era criança lia "desde poesias persas a livros como Alice no País das Maravilhas e a série do detetive Mike Hammers, do escritor Mickey Spillane". As memórias de um Afeganistão pré-invasão soviética e as suas experiências pessoais levaram-no a escrever o seu primeiro romance "O menino de Cabul".









Sem comentários:

Enviar um comentário